terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pânico dos incautos, lucro dos urubus

Meses atrás eu disse que o alarmismo em torno da gripe suína - que não é exatamente uma doença de pobre - era injustificado. Além de criminosamente irresponsável.

Mas sempre há algo mais. Nesse caso, uma suspeita enorme de que tomam a saúde de todo o planeta como um cassino particular. E o principal nome dessa mutreta é Donald Rumsfeld, o ex-secretário de guerras, quer dizer, de defesa do êua. Aparentemente o indivíduo acha que as centenas de milhares de civis mortos no Iraque foram pouca coisa.

E por quê o Rumsfeld?

O Tamiflu, medicamento utilizado para o tratamento de várias gripes, foi patenteado pela empresa Gilead Sciences. Quem era membro da diretoria desde os anos 60 e foi empossado como presidente da companhia em 1997? Ele mesmo. O Donald, que em vez de pato está mais pra urubu.

Abaixo, o documentário argentino "Operação Pandemia", visto por mais de 500 mil pessoas, e que explica claramente o que está por trás do pânico da mídia. Lembremos dessas informações toda vez em que um apresentador de telejornal fizer aquela cara meio assustada, meio ameaçadora, ao afirmar que o número de vítimas da nova gripe subiu...

Perguntar não ofende (mas já ofendendo): quanto da grana da Gilead esse pessoal da imprensa leva?

Ainda estou esperando eles anunciarem a morte de cada vítima da malária, e reportagens diárias cobrando o saneamento básico nas cidades do país.



Para quem não consegue ver pelo YouTube: tem um link aqui. Demorou bem mais pra carregar. Ou é coisa do próprio site, ou foi uma operação caramujo da minha internet mesmo.
S.

Nenhum comentário: