sexta-feira, 3 de abril de 2009

A (ruinosa) lei Azeredo

Há um projeto do senador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sendo apreciado no Congresso que vai pôr em risco a privacidade na Internet. A ideia é auxiliar o combate à pirataria e à pedofilia. Mas como se diz, de boas intenções... o Congresso está cheio. Não demorou para que a confusão estivesse feita. Na prática a lei cria uma espécie de Big Brother do Estado, que vigiaria qualquer movimento dos usuários da rede. Não faria vergonha à rigorosa vigilância da China.

Entre os principais equívocos: o projeto obriga os provedores a cadastrar os dados pessoais (RG, CPF, etc) e arquivar por três anos todos os dados de acesso do cliente. Ou seja, os provedores (e o governo) passariam a ter conhecimento de todas as páginas visitadas pelo usuário em um período de três anos. Sob o pretexto de flagrar pedófilos, cria-se um ambiente de violação da liberdade. Em relação à pirataria, o projeto de lei proíbe que se obtenha uma informação existente na rede sem a prévia autorização do titular. A intenção é proteger os direitos autorais. Contudo, o texto é mal-escrito e generaliza toda troca como ilegal. Até os arquivos livres de proteção (copyleft) precisariam ser autorizados. Se uma empresa desconfia que um usuário está baixando algo ilegalmente, ela teria acesso a esses dados. Se o arquivo for autorizado ou não, não importa. A empresa já acessou todos os dados usuário. Uma comparação lúdica, do texto de Jomar Silva:

Na prática isso significa o seguinte:
Você sairá de casa pela manhã para trabalhar e o porteiro do seu prédio vai ter que anotar seus dados e registrar sua saída. Quando você entrar no bar para comer um “pão na chapa com pingado”, o seu Manoel da padaria vai ter que anotar seus dados também. Saindo da padaria, pegando um táxi (ou ônibus, trem, metro ou qualquer outro meio de transporte), o responsável por ele também vai anotar seus dados. Chegando no prédio onde trabalha, a portaria vai também registrar sua entrada, tal como a recepção da sua empresa.

Óbvio que há muitos sites condenáveis (neonazistas, pedófilos, etc), e é importante evitar tais crimes na Internet. Mas o que não pode ser permitido é que se crie um ambiente de total fragilidade e desconfiança, no qual todos os usuários são tomados como criminosos. O sistema de denúncias dever ser aperfeiçoado para que os verdadeiros criminosos não fiquem impunes.

Como diz o Pedro Doria em seu blog, a Internet é feita da troca e da cópia de arquivos. Assim que você acessa esse blog, uma parte dele é copiada para o seu computador. De acordo com a lei, esse acesso passa a ser ilegal, a menos que eu autorize. Imagina isso multiplicado pelos zilhões de sites mundo afora. É inviável. É coisa de governo totalitário. É um ataque descabido a um terreno que tem a liberdade como um dos seus principais pilares. O projeto de lei, com a intenção de ampliar sua aplicação, acaba proibindo o uso da Internet. Seria impossível fazer um link, uma incorporação (como os vídeos do YouTube postado nesse blog). Nessa linha, eu não poderia copiar o banner abaixo. É a lógica mercadista/capitalista elevada à mais alta potência, em que qualquer arquivo passa a ser visto como um produto. Falando nisso, um banco de dados como o anunciado nesse projeto desperta o interesse de grandes corporações, como bancos. O Bradesco é um dos grandes doadores da campanha do senador.

Lembro que o projeto foi aprovado no Senado e está tramitando na Câmara. Caso seja sancionado, resta a esperança de que seja julgado como inconstitucional. Há um abaixo-assinado contra o projeto aqui.

S.

Um comentário:

caroline jordão barreto disse...

serginho!, acho que vou deixar um comentario meio tiete. x) se vc ficar com vergonha, pode apagar, tá?

tou aqui impressionada como vc cresceu.
é, eu sei que a gente tem basicamente a mesma idade (acho que eu sou só um ano mais velha que tu :P), mas, na época em que a gente estudava junto, acho que certas contigencias da vida me faziam sentir mais madura que tu e os meninos, sabe? mas, agora, vejo que vc cresceu de verdade e tou aqui nutrindo um sentimento meio materno-filial por isso. x) pense num orgulho!!!

tb vou adicionar teu blog à lista dos meus (vou fazer isso assim que terminar este comentario) e pode ter certeza que vou acompanhar. :))))))
:***

ah!, e como anda teu dedo?
tá melhor?