sexta-feira, 3 de julho de 2009

Principia Discordia

Por meio das leituras aventureiras na internet (para as quais a vida real tem me dado menos tempo), caí no artigo sobre o Discordianismo, lá na Wikipédia. O Discordianismo é uma espécie de religião-piada (ou piada-religião, dependendo da leitura) de que tomei conhecimento há um bom tempo, mas que até hoje não entendi completamente. Vai ver a proposta é essa. A "Bíblia" da "crença" se chama Principia Discordia.

Um trecho do verbete na Wikipédia:

O Princípio Anerístico é aquele de APARENTE ORDEM; o Princípio Erístico é aquele de APARENTE DESORDEM. Tanto ordem quando desordem são conceitos criados pelo homem e são divisões artificiais do CAOS PURO, que é um nível além do que o nível de criação de distinções.

Com nosso aparato de criar conceitos, que chamamos "mente", nós olhamos para a realidade através das idéias-sobre-a-realidade que nossas culturas nos dão. As idéias-sobre-a-realidade são erroneamente rotuladas de "realidade", e pessoas não iluminadas sempre ficam perplexas pelo fato de que outras pessoas, especialmente outras culturas, vêem a "realidade" de uma maneira diferente. São somente as idéias-sobre-a-realidade que diferem. A realidade Real (Verdadeira com V maiúsculo) é um nível além do nível de conceito.

Nós olhamos para o mundo através de janelas nas quais foram desenhadas grades (conceitos). Filosofias diferentes usam grades diferentes. Uma cultura é um grupo de pessoas com grades bastante similares. Através de uma janela nós vemos caos, e relacionamo-lo aos pontos na nossa grade, e assim entendemos ele. A ORDEM está na GRADE. Este é o Princípio Anerístico.

Compreensível? Não??

Não tem problema.

A principal característica do CyberDiscordianismo é a profusão do caos generalizado e suas próprias contradições em existir.
S.

Nenhum comentário: