quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Operação-Serra e a demissão de Nassif

Para que o blog também não fique de molho, indicarei alguns textos. O primeiro é um artigo do Altamiro Borges, sobre a demissão do Luis Nassif da TV Cultura, ligada ao governo de São Paulo. É importante lembrar que o Nassif é um dos jornalistas mais independentes do país. Um dos pontos do artigo menciona os gastos inadequados da Sabesp, empresa paulista da qual falei uns posts abaixo. O episódio nos dá uma noção de como na política nada é por acaso. (S.)


Operação-Serra e a demissão de Nassif
por Altamiro Borges, no Vermelho

É bom ficar esperto. Está em curso uma ardilosa orquestração na mídia de blindagem do tucano José Serra, governador de São Paulo e candidato do bloco neoliberal-conservador à sucessão do presidente Lula em 2010. A mais nova vítima da "operação-Serra" é o jornalista Luis Nassif, que teve seu contrato de trabalho suspenso na semana passada pela TV Cultura, emissora controlada pelo governo de São Paulo. Numa entrevista exclusiva à jornalista Priscila Lobregatte, do Portal Vermelho, Nassif não vacilou em fazer o alerta: "2010 já começou, este é o ponto".

O abrupto rompimento do seu contrato não teve qualquer explicação. E nem podia. Afinal, por suas posições críticas e independentes, ele é um dos mais respeitados colunistas da mídia, já tendo recebido vários prêmios. No último prêmio Comunique-se, ele foi um dos três jornalistas da TV Cultura indicados para a categoria televisão. O motivo, então, não foi profissional. Nassif insinua que sua demissão se deve à proximidade da sucessão presidencial. "A maluquice das eleições de 2006 voltou antecipadamente", afirma, referindo-se à brutal manipulação no pleito passado.

Texto completo aqui.
S.

Nenhum comentário: